Gilda Guimarães Leitão

Gilda Guimarães Leitão

Professor Titular

CV Lattes: link http://lattes.cnpq.br/7878437435802930

ORCID: 0000-0003-2577-3993

 

Contatos:

Email: ggleitao@ippn.ufrj.br; ggleitao@yahoo.com.br

Endereço: IPPN. Bloco H, CCS, Av. Carlos Chagas Filho 373, CEP 21.941-902

Tel: (21) 3938-6791 ramal 213

 

Linha de pesquisa:

  1. Fitoquímica e metodologias analíticas modernas no isolamento e identificação de produtos naturais
  2. Cromatografia contracorrente
  3. Plantas brasileiras e atividade biológica

 

Projetos:

2020 – Atual

Proteínas recombinantes no combate à COVID-19: tocilizumabe biossimilar para terapia complementar e proteínas não estruturais do vírus para triagem de fármacos sintéticos e de origem natural

Descrição: Faperj E-26/010.000143/2020 – AÇÃO EMERGENCIAL COVID–19 A pandemia de COVID-19, doença causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, impõe um grande desafio devido à alta transmissibilidade do vírus e à gravidade dos casos. A necessidade de terapia intensiva para uma grande parcela dos pacientes e o longo tempo de internação desafiam os sistemas de saúde. Visando a contribuir para o desenvolvimento de ferramentas que possam auxiliar no combate à COVID-19, esta proposta reúne um grupo de pesquisadores com reconhecida experiência em processos biotecnológicos e ciências farmacêuticas, com o objetivo de propor alvos e terapias inovadoras, incluindo a busca por moléculas derivadas da enorme biodiversidade brasileira com potencial atividade antiviral..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Suzana Guimaraes Leitao – Integrante / Gilda Guimarães Leitão – Integrante / Leda dos Reis Castilho – Coordenador / Renato Sampaio Carvalho – Integrante / Heitor A. Paula Neto – Integrante / Diego Allonso R. S. Silva – Integrante / Manuela Leal da Silva – Integrante.

 

2019 – Atual

Plantas da Biodiversidade Amazônica com Potencial para o Desenvolvimento de Fármacos a Partir do Conhecimento Tradicional Associado, Edital Universal 2018, Proc. 406905/2018-5, R$ 40.000,00

Descrição: Este projeto pretende dar continuidade às pesquisas iniciadas em 2007 quando nosso grupo de pesquisa na UFRJ obteve a primeira autorização do Brasil junto ao CGEN para acesso ao Conhecimento Tradicional Associado (CTA) com fins de bioprospecção. Desde então, vimos desenvolvendo estudos etnobotânicos/etnofarmacológicos de espécies medicinais utilizadas por comunidades quilombolas de Oriximiná-PA. Dentre as etnoespécies de interesse, destacam-se, a Saracura-mirá (Ampelozizyphus amazonicus Ducke); a Salva-de-Marajó (Lippia origanoides Kunth, Verbenaceae) e o Breu (diferentes espécies dos gêneros Protium, Trattinnikia e Tetragastris ? família Burseraceae). Nosso grupo de pesquisa tem se interessado pelo estudo da Lippia origanoides desde 2003, quando a mesma foi apontada como uma das espécies de maior importância para as comunidades quilombolas de Oriximiná, onde é conhecida como “Salva-de-Marajó”, e a espécie mais utilizada por parteiras da região para cólica menstrual, inflamação de útero, para descer o sangue pós-parto, dentre outras. Desde então vimos estudando seu potencial medicinal e aromático, tendo descrito na literatura suas propriedades anti-inflamatórias, aromáticas, antimicrobianas e, mais recentemente, dados sobre seus constituintes não voláteis (flavonoides e fenilpropanóides glicosilados). A outra espécie que já vem sendo estudada pelo nosso grupo há cerca de 8 anos é a Saracura-mirá – Ampelozizyphus amazonicus Ducke, para a qual temos produzido estudos químicos e biológicos. Nesse projeto, nos propomos a continuar os estudos com as espécies propostas, e contribuir com conhecimentos acerca da etnobotânica, química, biotecnologia e farmacologia das mesmas.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Gilda Guimaraes Leitao – Integrante / Suzana Guimaães Leitão – Coordenador / Danilo Ribeiro de Oliveira – Integrante / Simony C. Mendonça – Integrante / Rosineide C. Simas – Integrante / Alan Menezes do Nascimento – Integrante / Thamyris Silva da Fonseca – Integrante.

 

2018 – Atual

A ARTE DAS SEPAERAÇÕES POR CROMATOGRAFIA CONTRACORRENTE. Edital Universal 2018 Proc. 427230/2018-7 R$40.600,00

Descrição: A cromatografia contracorrente é uma forma de cromatografia de partição líquido-líquido, na qual a fase líquida estacionária é retida em uma coluna sem o uso de suportes sólidos. O princípio fundamental da técnica é a partição do analito entre duas fases líquidas imiscíveis, onde a proporção relativa que passa para cada uma das fases (móvel e estacionária) é determinada pelo seu coeficiente de partição (K). Uma das principais vantagens da técnica, por conta da natureza de sua fase estacionária líquida, é o alto carregamento de amostra, tornando-a ferramenta útil em separações preparativas. Nesse projeto estudaremos plantas de dois Biomas da biodiversidade brasileira, Mata Atlântica e Amazonia, bem como transformações químicas de um produto natural bioativo e abundante de uma fonte renovável. O objetivo geral do projeto é o desenvolvimento de estudos de purificação de produtos naturais de matrizes vegetais e/ou de brutos de reações de transformações de uma quinona diterpenica por cromatografia contracorrente. Esses estudos visam utilizar essa técnica não apenas como uma ferramenta analítica, mas principalmente ressaltar o potencial da mesma através da arte das estratégias de escolha de sistemas de solventes, dos modos de eluição (normal ou reverso, por eluição isocrática ou gradiente, etc.). Vários estudos de seletividade de sistemas de solventes no isolamento de produtos naturais pela técnica da cromatografia contracorrente tem sido desenvolvidos por nosso grupo, ressaltando o potencial e as vantagens da mesma. O protocolo geral de trabalho proposto neste projeto proporciona a obtenção de informações rápidas e valiosas, através da desreplicação inicial de extratos vegetais por espectrometria de massas e/ou LC/MS, LC/DAD, seguida do isolamento das substâncias pela técnica da cromatografia contracorrente com monitoramento por EM off-line, uma estratégia que vem sendo utilizada em nosso laboratório..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Gilda Guimaraes Leitao – Coordenador / Suzana Guimaães Leitão – Integrante / Raphael Salles Ferreira Silva – Integrante / Simony C. Mendonça – Integrante / Rosineide C. Simas – Integrante / Carla Monterio Leal – Integrante / Milene Miranda – Integrante / Elvira Saraiva – Integrante / Rodrigo Esquinelato – Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.

 

2018 – Atual

Desreplicação dos extratos de espécies de Siparuna por LC-MS/MS e investigação do potencial anti-influenza

Descrição: A cromatografia contracorrente é uma forma de cromatografia de partição líquido-líquido, na qual a fase líquida estacionária é retida em uma coluna sem o uso de suportes sólidos. O princípio fundamental da técnica é a partição do analito entre duas fases líquidas imiscíveis, onde a proporção relativa que passa para cada uma das fases (móvel e estacionária) é determinada pelo seu coeficiente de partição (K). Uma das principais vantagens da técnica, por conta da natureza de sua fase estacionária líquida, é o alto carregamento de amostra, tornando-a ferramenta útil em separações preparativas. Nesse projeto estudaremos plantas de dois Biomas da biodiversidade brasileira: Mata Atlântica e Amazonia, bem como transformações químicas de um produto natural bioativo e abundante de uma fonte renovável. O objetivo geral do projeto é o desenvolvimento de estudos de purificação de produtos naturais de matrizes vegetais e/ou de brutos de reações de transformações de uma quinona diterpenica por cromatografia contracorrente. Esses estudos visam utilizar essa técnica não apenas como uma ferramenta analítica, mas principalmente ressaltar o potencial da mesma através da arte das estratégias de escolha de sistemas de solventes, dos modos de eluição (normal ou reverso, por eluição isocrática ou gradiente, etc.). Vários estudos de seletividade de sistemas de solventes no isolamento de produtos naturais pela técnica da cromatografia contracorrente tem sido desenvolvidos por nosso grupo, ressaltando o potencial e as vantagens da mesma. O protocolo geral de trabalho proposto neste projeto proporciona a obtenção de informações rápidas e valiosas, através da desreplicação inicial de extratos vegetais por espectrometria de massas e/ou LC/MS, LC/DAD, seguida do isolamento das substâncias pela técnica da cromatografia contracorrente com monitoramento por EM off-line, uma estratégia que vem sendo utilizada em nosso laboratório..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Gilda Guimaraes Leitao – Coordenador / Suzana Guimaães Leitão – Integrante / Rosineide C. Simas – Integrante / Carla Monteiro Leal – Integrante / Milene Miranda – Integrante.

 

2017 – Atual

Acoplamento off-line da Cromatografia Contracorrente de Alta Velocidade e LC-DAD-ESI/MS para a Prospecção de Flavonoides e Fenilpropanóides Bioativos de três espécies de Lippia (Verbenaceae), e suas Implicações Quimiotaxonômicas
Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Suzana Guimaraes Leitao em 24/01/2019.

 

Descrição: Este projeto visou a captação de um docente, em caráter temporário, especialista em espectrometria de massas e quimiometria – a professora Rosineide Costa Simas que, além do desenvolvimento do projeto tem agido como uma catalizadora na formação de recursos humanos capacitados à utilização desta técnica poderosa, somado às atividades de orientação de alunos de IC e de pós-graduação. O projeto trata do estudo de espécies de Lippia, que tem sido alvo de pesquisa pelo nosso grupo, que tem se interessado não apenas pelos seus constituintes voláteis mas também pelos seus constituintes fixos para os quais uma série de atividades biológicas tem sido ser descritas pelo grupo. A busca de marcadores quimiotaxonômicos é uma importante ferramenta dentro da taxonomia, servindo como alternativa quando os caracteres morfológicos não são suficientes para distinguir um gênero do outro. Neste sentindo, tendo em vista a dificuldade de distinção entre espécies do gênero Lantana e Lippia faz se necessário o uso de ferramentas alternativas que contribuam e deem suporte para as classificações taxonômicas. No presente projeto, nos propomos a contribuir com a química de Lippia rubella, Lippia aristata e Lippia brasiliensis, para as quais não existe praticamente nenhum registro químico, e buscar, através dos seus perfis flavonoídicos, agregar subsídios ao novo posicionamento taxonômico dessas espécies. As estratégias a serem utilizadas consistem na desreplicação dos extratos; e no isolamento dos flavonoides e fenilpropanóides glicosilados potencialmente desconhecidos por meio da cromatografia contracorrente de alta velocidade. Atualmente, a espectrometria de massas (EM) é a técnica de escolha para estudos de desreplicação, podendo estar ou não acoplado a uma técnica de separação cromatográfica. A técnica da cromatografia contracorrente tem sido cada vez mais utilizada no isolamento e purificação de produtos naturais. A técnica é amplamente utilizada na indústria, principalmente a farmacêutica e de química fina, na purificação de produtos de alto valor agregado e em alto grau de pureza.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Gilda Guimaraes Leitao – Integrante / Suzana Guimarães Leitão – Coordenador / DE SOUSA SILVA, DANILA – Integrante / MARTINS, GABRIEL R. – Integrante / Rosineide C. Simas – Integrante / Thamyris Silva da Fonseca – Integrante.

 

2015 – Atual

FITOQUÍMICA E PROCESSOS EXTRATIVOS SUSTENTÁVEIS (PHYTOCHEMISTRY AND SUSTAINABLE EXTRACTION PROCESSES),

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Gilda Guimaraes Leitao – Integrante / Antonio Jorge Ribeiro da Silva – Integrante / Maria Auxiliadora C Kaplan – Coordenador / Suzana Guimaães Leitão – Integrante / Fernanda das Neves Costa – Integrante / Jonatas Vicente Milato – Integrante.
Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ – Auxílio financeiro.

 

2014 – Atual

Novos derivados heterocíclicos candidatos a drogas anti-Chagas de Tetradenia riparia

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Gilda Guimaraes Leitao – Coordenador / Raphael S F Silva – Integrante / Victor Lopes Dias Rezende – Integrante.
Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ – Auxílio financeiro.

 

Laboratório de Pesquisa:

Laboratório de Fitoquímica e Cromatografia Contracorrente – LabFitoCCC

Mídias sociais:

Instagram www.instagram.com/fitocccufrj

Facebook: www.facebook.com/labfitoccc

Equipe:

Alunos de IC:

Isabel de Castro Rangel

Leonardo Luiz Mello

Alunas de Doutorado:

Carla Monteiro Leal

Simony Carvalho Mendonça

 

Colaboradores:

Suzana Guimarães Leitão – Faculdade de Farmácia UFRJ

Raphael Salles Ferreira Silva – IFRJ

Rosineide Costa Simas – Laboratório de Cromatografia e Espectrometria de Massas (LACEM) – UFG

Milene Miranda – FIOCRUZ-RJ

 

Localização: Universidade Federal do Rio de Janeiro, IPPN, Bloco H, Centro de Ciências da Saúde, laboratório H0-07/H0-09, subsolo.

 

Publicações dos últimos 5 anos: 2020-2015:

1. MENDONCA, S. C. ; SIMAS, R. C. ; SIMAS, D. L. R. ; LEITAO, S. G.; LEITÃO, Gilda Guimarães. Mass spectrometry as a tool for the dereplication of saponins from Ducke bark and wood. PHYTOCHEMICAL ANALYSIS, v. 00, p. 00-000, 2020.

 

2. KAMTO, EUTROPHE L. D.; Leitão, Gilda G.; DA SILVA, VINICIUS ALVES DUARTE; Ferreira-Pereira, Antonio; NGO MBING, JOSÉPHINE; PEGNYEMB, DIEUDONNÉ E.
Bioactive Non-polar Compounds from Ormocarpum kirkii Bark: a Source of Fungal Multidrug Resistance Inhibitors. BRAZILIAN JOURNAL OF PHARMACOGNOSY, v.30, p.177 – 182, 2020.

 

3. LEAL, CARLA; BORGES, RICARDO; SIMAS, ROSINEIDE; COSTA, FERNANDA; LEITÃO, GILDA
A New Tetraglycosylated Flavonoid from Leaves of Platycyamus regnellii Benth. Isolated by High-Speed Countercurrent Chromatography. JOURNAL OF THE BRAZILIAN CHEMICAL SOCIETY, v.30, p.2561 – 2566, 2019.

 

4. MARTINS, GABRIEL R.; DA FONSECA, THAMIRYS SILVA; MARTÍNEZ-FRUCTUOSO, LUCERO; SIMAS, ROSINEIDE COSTA; SILVA, FABIO T.; SALIMENA, FATIMA REGINA G.; ALVIANO, DANIELA S.; ALVIANO, CELUTA SALES; Leitão, Gilda Guimarães; PEREDA-MIRANDA, ROGELIO; Leitão, Suzana G.
Antifungal Phenylpropanoid Glycosides from <i>Lippia rubella</i>. JOURNAL OF NATURAL PRODUCTS. , v.82, p.566 – 572, 2019.

 

5. COSTA, Fernanda das Neves; BORGES, RICARDO MOREIRA; Leitão, Gilda Guimarães; JERZ, GEROLD
Preparative mass-spectrometry profiling of minor concentrated metabolites in <i>Salicornia gaudichaudiana</i> Moq by high-speed countercurrent chromatography and off-line electrospray mass-spectrometry injection. JOURNAL OF SEPARATION SCIENCE. , v.42, p.1528 – 1541, 2019.

 

6. MARTÍNEZ-FRUCTUOSO, LUCERO; PEREDA-MIRANDA, ROGELIO; ROSAS-RAMÍREZ, DANIEL; FRAGOSO-SERRANO, MABEL; CERDA-GARCÍA-ROJAS, CARLOS M.; DA SILVA, ALINE SOARES; Leitão, Gilda Guimarães; LEITÃO, Suzana Guimarães
Structure Elucidation, Conformation, and Configuration of Cytotoxic 6-Heptyl-5,6-dihydro-2 <i>H</i> -pyran-2-ones from <i>Hyptis</i> Species and Their Molecular Docking to &#945;-Tubulin. JOURNAL OF NATURAL PRODUCTS. , v.82, p.520 – 531, 2019.

 

7. LEITÃO, GILDA; PINHEIRO, ALINE; REZENDE, VICTOR; SILVA, RAPHAEL; PAULA, LEONARDO; SOARES, DEIVID; Saraiva, Elvira
Unexpected Rearrangement and Aromatization on Dehydration Reaction of the Bioactive Diterpenequinone 7&#945;-Hydroxyroyleanone. JOURNAL OF THE BRAZILIAN CHEMICAL SOCIETY. , v.31, p.597 – 602, 2019.

 

8. MILATO, JONATAS VICENTE; SILVA, Raphael Salles Ferreira; FIGUEIREDO, FABIANA DE SOUZA; AZEVEDO, DEBORA DE ALMEIDA; RIBEIRO, CARLOS ALEXANDRE BULCHI; Leitão, Gilda Guimarães
Use of counter-current chromatography as a selective extractor for the diterpenequinone 7&#945;-hydroxyroyleanone from Tetradenia riparia. JOURNAL OF CHROMATOGRAPHY A. , v.1537, p.135 – 140, 2018.

 

9. KAMTO, EUTROPHE LE DOUX; CARVALHO, TATIANE S.C.; MBING, JOSÉPHINE NGO; MATENE, MARIE C.N.; PEGNYEMB, DIEUDONNÉ E.; Leitão, Gilda G.
Alternating isocratic and step gradient elution high-speed counter-current chromatography for the isolation of minor phenolics from Ormocarpum kirkii bark. JOURNAL OF CHROMATOGRAPHY A. , v.1480, p.50 – 61, 2017.

 

10. DE SOUZA FIGUEIREDO, FABIANA; CELANO, RITA; DE SOUSA SILVA, DANILA; DAS NEVES COSTA, FERNANDA; HEWITSON, PETER; IGNATOVA, SVETLANA; Piccinelli, Anna Lisa; Rastrelli, Luca; LEITAO, S. G.; LEITAO, G. G.
Countercurrent chromatography separation of saponins by skeleton type from Ampelozizyphus amazonicus for off-line ultra-high-performance liquid chromatography/high resolution accurate mass spectrometry analysis and characterisation. JOURNAL OF CHROMATOGRAPHY A. , v.1481, p.92 – 100, 2017.

 

11. LEITÃO, SUZANA GUIMARAES; Leitão, Gilda Guimarães; VICCO, DOUGLAS K.T.; PEREIRA, JOÃO PAULO BARRETO; DE MORAIS SIMÃO, GUSTAVO; Oliveira, Danilo R.; CELANO, RITA; CAMPONE, LUCA; Piccinelli, Anna Lisa; Rastrelli, Luca
Counter-current chromatography with off-line detection by ultra high performance liquid chromatography/high resolution mass spectrometry in the study of the phenolic profile of Lippia origanoides. JOURNAL OF CHROMATOGRAPHY A. , v.1520, p.83 – 90, 2017.

 

12. Leitão, Gilda G.; PEREIRA, JOAO PAULO B.; CARVALHO, PATRICIA R. DE; ROPERO, DENISE R.; Fernandes, Patricia D.; BOYLAN, FABIO
Isolation of quinoline alkaloids from three Choisya species by high-speed countercurrent chromatography and the determination of their antioxidant capacity. Revista Brasileira de Farmacognosia-Brazilian Journal of Pharmacognosy. , v.27, p.297 – 301, 2017.

 

13. CRUZ, RODRIGO ALVES SOARES; ALMEIDA, HENRIQUE; FERNANDES, CAIO PINHO; JOSEPH-NATHAN, PEDRO; ROCHA, LEANDRO; Leitão, Gilda Guimarães
A new tropane alkaloid from the leaves of <i>Erythroxylum subsessile</i> isolated by pH-zone refining counter-current chromatography. Journal of Separation Science (Print). , v.39, p.n/a – n/a, 2016.

 

14. MARTINS, JHESSICA N.; FIGUEIREDO, FABIANA S.; MARTINS, GABRIEL R.; Leitão, Gilda G.; COSTA, FERNANDA N.
Diterpenes and a new benzaldehyde from the mangrove plant Rhizophora mangle. Revista Brasileira de Farmacognosia (Impresso). , v.27, p.175 – 178, 2016.

 

15. REIS MANSUR, MARIA CRISTINA P.P.; LEITÃO, Suzana Guimarães; CERQUEIRA-COUTINHO, CRISTAL; VERMELHO, ALANE BEATRIZ; SILVA, RONALD S.; PRESGRAVE, OCTÁVIO A.F.; LEITÃO, ÁLVARO A.C.; Leitão, Gilda G.; RICCI-JÚNIOR, EDUARDO; SANTOS, ELISABETE P.
In vitro and in vivo evaluation of efficacy and safety of photoprotective formulations containing antioxidant extracts. Revista Brasileira de Farmacognosia (Impresso). , v.26, p.251 – 258, 2016.

 

16. COSTA, Fernanda das Neves; VIEIRA, MARIANA NEVES; GARRARD, IAN; HEWITSON, PETER; JERZ, GEROLD; Leitão, Gilda Guimarães; IGNATOVA, SVETLANA
Schinus terebinthifolius countercurrent chromatography (Part II): Intra-apparatus scale-up and inter-apparatus method transfer. Journal of Chromatography (Print). , v.1466, p.76 – 83, 2016.

 

17. Simen , Tatiana Jotha-Mattos; Finotelli, Priscilla V.; Barboza, Fernanda F. ; Pereira, MArina V A; Pierucci, Anna Paola T. R.; Moura, MRL; Oliveira, Danilo Ribeiro de; ABRACADO, L. G.; Celano, R; Figueiredo, F. S.; Piccinelli, Anna Lisa; Rastrelli, Luca; LEITAO, G. G.; Peçanha, Ligia M. Torres; LEITAO, S. G.
Spray-dried extract from the Amazonian adaptogenic plant Ampelozizyphus amazonicus Ducke (Saracura-mirá): Chemical composition and immunomodulatory properties. Food Research International. , v.90, p.100 – 110, 2016.

 

18. Oliveira, Danilo R.; KRETTLI, ANTONIANA U.; AGUIAR, ANNA CAROLINE C.; LEITAO, G. G.; VIEIRA, MARIANA N.; MARTINS, KARINE S.; LEITAO, S. G.
Ethnopharmacological evaluation of medicinal plants used against malaria by quilombola communities from Oriximiná, Brazil. Journal of Ethnopharmacology. , v.173, p.424 – 434, 2015.

 

19. LEITÃO, GILDA; COSTA, FERNANDA
Gradient Elution in Countercurrent Chromatography. PLANTA MEDICA (INTERNET). , v.81, p.1592 – 1596, 2015.

 

20. Leitão, Gilda G.; PINTO, S. C.; OLIVEIRA, Danilo R; TIMÓTEO, Patricia; Guedes, M.G.; Leitão, Suzana Guimarães; Cordova, W.P.
Gradient x Isocratic Elution CCC on the Isolation of Verbascoside and Other Phenylethanoids: Influence of the Complexity of the Matrix. PLANTA MEDICA (INTERNET). , v.81, p.1609 – 1613, 2015.

 

21. CARINI, JULIANA; LEITAO, GILDA; SCHNEIDER, PAULO; SANTOS, CRISTIANE; COSTA, FERNANDA; HOLZSCHUH, MARIBETE; KLAMT, FABIO; BASSANI, VALQUIRIA
Isolation of Achyrobichalcone from Achyrocline satureioides by High- Speed Countercurrent Chromatography. Current Pharmaceutical Biotechnology (Print). , v.16, p.66 – 71, 2015.

 

22. VIEIRA, MARIANA NEVES; COSTA, Fernanda das Neves; Leitão, Gilda Guimarães; GARRARD, IAN; HEWITSON, PETER; IGNATOVA, SVETLANA; WINTERHALTER, PETER; JERZ, GEROLD
Schinus terebinthifolius scale-up countercurrent chromatography (Part I): High performance countercurrent chromatography fractionation of triterpene acids with off-line detection using atmospheric pressure chemical ionization mass spectrometry. Journal of Chromatography (Print). , v.1389, p.39 – 48, 2015.

 

23. DEL RIO, KARINA P.; DE MOURA, KELLY C. G.; PINTO, MARIA DO CARMO F. R.; Leitão, Gilda G.
Separation of New Naphthoxazole Derivatives of Lapachol by High-Speed Counter-Current Chromatography. Journal of Liquid Chromatography & Related Technologies (Print). , v.38, p.1479 – 1485, 2015.

 

24. COSTA, Fernanda das Neves; JERZ, GEROLD; FIGUEIREDO, FABIANA DE SOUZA; WINTERHALTER, PETER; Leitão, Gilda Guimarães
Solvent System Selectivities in Countercurrent Chromatography Using Salicornia gaudichaudiana Metabolites as Practical Example with Off-line Electrospray Mass-Spectrometry Injection Profiling. Journal of Chromatography (Print). , v.1385, p.20 – 27, 2015.