Equipamentos LabMAS

Equipamentos

O Laboratório Multiusuário de Espectrometria de Massas (LabMAS) faz parte da Central Analítica do IPPN e foi criado para prestar suporte analítico aos pesquisadores do Programa de Pós-graduação em Química de Produtos Naturais da UFRJ.  Desde a sua fundação, nos anos 1970, tem se caracterizado em ser um laboratório multiusuário que propicia suporte analítico não somente ao PPGPN mas também a grupos de pesquisa situados em Instituto de Ensino Superior ou de Pesquisa públicos.  O laboratório está equipado para realizar análises convencionais e avançadas utilizando plataformas de cromatografia em fase líquida e fase gasosa acopladas à espectrometria de massas de baixa e alta resolução. O LabMAS dispõe de equipe especializada, encarregada de operar e propiciar treinamento de usuários nas técnicas disponíveis.  O grupo tem experiência em cooperação com diferentes grupos de pesquisa nas universidades e no setor empresarial para melhorar a acessibilidade a tecnologias para a comunidade de produtos naturais e biociências nacional e internacionalmente.

Análises e serviços prestados:

• Medidas de massa exata em para compostos de baixa massa molecular (< 2000Da) utilizando fonte de ionização eletrospray (ESI) e de ionização a pressão atmosférica (APCI) nos modos negativo e positivo;
  • Análises de CLAE/EM com monitoramento de único ou múltiplos íons;
  • Análises de CG/EM com monitoramento único ou múltiplo de íons;
  • Desenvolvimento de métodos analíticos por CLAE-EM e CG-EM