Curso Química Orgânica e Métodos Físicos de Análise

Curso de extensão: Química Orgânica e Métodos Físicos de Análise

O curso de extensão em Química Orgânica e Métodos Físicos de Análises é oferecido anualmente desde 2006, nos meses de janeiro e fevereiro, atende gratuitamente toda comunidade na temática da química e áreas afins. Além de fornecer o apoio teórico para o ingresso no mestrado em Química de Produtos Naturais, o curso tem também como objetivo atualizar o conhecimento de professores da rede pública de ensino e estudantes de diversas origens institucionais com formação em diferentes áreas básicas através do estudo intensivo de duas disciplinas fundamentais (Química Orgânica e Métodos Físicos de Análises). O curso ainda possibilita a vivência dos participantes no universo da pesquisa na área de Química de Produtos Naturais através de discussões de projetos de pesquisa e visitas guiadas a laboratórios do instituto. Vale ressaltar que não se pretende cobrir todo o conteúdo destas disciplinas, mas sim se ater aos seus aspectos mais fundamentais.

Coordenadora: Profa. Dra. Fernanda Oliveira das Chagas

Vice-coordenador: Prof. Dr. Fernando Cotinguiba da Silva

Conteúdo dos Módulos de Química Orgânica (Q.O.):

1o Módulo: Estrutura Eletrônica e Ligações Químicas em Moléculas Orgânicas; Representação Estrutural; Geometria Molecular; Polaridade de Ligações e Forças Intermoleculares.

2o Módulo: Adições Eletrofílicas a Olefinas; Reações de eliminação; Reações de substituição eletrofílica aromática; Reações de substituição nucleofílica aromática.

3o Módulo: Estereoquímica; Reações Ácido-Base; Efeitos Estruturais na Reatividade; Análise conformacional de moléculas orgânicas.

4o Módulo: Substituição Nucleofílica em Carbono Saturado; Aldeídos e Cetonas: Adições Nucleofílicas, Enolatos e Adições Conjugadas.

Conteúdo dos Módulos de Métodos Físicos de Análises (M.F.A.):

1o Módulo: Espectroscopia de Ressonância Magnética Nuclear.

2o Módulo: Espectrometria de Massas.

3o Módulo: Espectroscopia no Infravermelho.

4o Módulo: Espectroscopia no Ultra-Violeta/Visível.

Conteúdo dos Módulos de Café com Ciência:

1o, 2o e 3o Módulos: Por dentro do laboratório: visitas guiadas aos laboratórios do Instituto de Pesquisas de Produtos Naturais; Por dentro da pesquisa: exposição e discussão de projetos de pesquisa desenvolvidos